A grana não é tudo!

Ontem fui fazer uma consultoria para uma amiga que havia recebido uma proposta para compra um pequeno restaurante na Zona Sul do Rio de janeiro. A consultoria envolveria toda a operação, incluindo desde auxílio para negociação do valor a ser pago pelo novo negócio, até reformular equipe, e operação. Trabalhinho legal, né?

Estávamos falando sobre os detalhes do empreendimento, discutindo as diretrizes que tomaríamos e organizando tudo cronologicamente. Quando me dei conta de uma coisa: nem eu, e nem ela, conhecíamos o público. Podíamos imaginar pela localização, pelo atual valor do ticket médio, e tal. Mas realmente conhecer…não!

Parei tudo. Trabalho de casa: passar algum tempo dentro do restaurante, observando quem entra e sai, em que quantidade, a que horas, quais os pedidos, e tudo mais. Quando você vai abrir um negócio, ou trabalhar em um novo emprego, precisa descobrir se vai gostar das pessoas que você vai encontrar lá.

Querendo ou não será preciso lidar, atender, e até sorrir algumas vezes. É a vida! Então pergunte a sua consciência se você realmente quer lidar com isso. Se o objetivo é trabalhar com alta gastronomia e seu publico é simplório a infelicidade é certa. E a recíproca também é verdadeira. Lógico!

Já cometi um erro parecido no inicio da minha carreira e o preço foi alto. A minha vida pessoal pagou caro. Tentando não parecer piegas, digo: A grana não é tudo. Acabei de ler um livro sobre Slow Food (veja no link “Leiturinha bacana…” a referencia completa), e acho que estou impregnado pelo conceito. O prazer deve estar presente na sua atividade profissional.

Quanto a consultoria…acho que ela vai pensar melhor!

Por hora fico por aqui.

Um beijo a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: