Caixa de mágicas

Tabasco, cardamomo, pimenta-do-reino, mostarda, dedo de moça, cominho, molho inglês, canela, açúcar mascavo, curry, wasabi e amêndoas. O que não pode faltar em sua cozinha?

Cada cozinheiro possui um conjunto de itens “especiais” que acabam formando a sua assinatura. Se você possui um conjunto de sabores que domina é possível dar o seu toque pessoal em qualquer prato. E, além disso, ter a sua caixa de mágicas por perto é fundamental para superar os momentos de crise.

É preciso lembrar que assinatura não é prisão e, portanto não se pode ficar todo o tempo preparando os pratos com os mesmos ingredientes. Ficaria muito chato! Por outro lado se limitar a alguns poucos sabores, com um enorme leque de especiarias e temperos, é muito arriscado.

Não estou fazendo apologia à censura de sabores. Que fique claro: sou contra qualquer tipo de censura! Estou me referindo a formar um conjunto limitado de sabores que você domina, exatamente do tamanho que a criatividade necessite e o bom censo permita.

É muito claro para mim que acontecem dois movimentos: primeiramente a caixa vai se encher em alta velocidade, uma profusão de maravilhosos sabores. Porém o tempo é um ótimo professor. E, sabores sairão de moda, ficarão “batidos”, outros surgirão do nada, ou percebe-se que simplesmente alguns deles não agregam valor real às preparações.

Se você não possui uma caixa de mágicas, corra e crie uma agora mesmo. Aproveite o seu tempo para desenvolver uma boa lembrança de todos os sabores que você puder alcançar. Prove, saboreie, descubra as combinações. Aproveite este momento e defina muito claramente a sua assinatura. Mas, mantenha uma segunda caixa com todo o restante, pois assim você pode fazer variações da sua marca e estar sempre em evolução.

As temporadas virão e irão embora, mas você estará presente porque uma assinatura bem feita é copiada, respeitosamente, pelos seus aprendizes. E um conselho: simplicidade é quase tudo que você precisa para obter um bom resultado.

Boas mágicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: