Evento de verdade com meus alunos

É muito bom poder ensinar Gastronomia. É ótimo poder fazer eventos com a participação dos alunos para clientes “reais”. Digo isso porque, normalmente, numa aula prática o professor executa algumas receitas em conjunto com os alunos, mas o resultado é julgado apenas pelos próprios. Aprende-se muito assim, mas quando é possível utilizar outros meios… Não há nível para comparação.

Existem alguns detalhes que só podem ser transmitidos em situações especificas. Algumas experiências que só podem ser vivenciadas, pois são muito difíceis de traduzir em palavras.

Como descrever aquele frio na barriga que antecede o momento em que o primeiro cliente se aproxima da mesa. Por exemplo: Em termos absolutos existe a certeza de que o sabor está correto. Mas será que público vai entender a proposta? Será que toda a comida está exatamente como o pedaço que eu provei?

Na última quinta-feira aconteceu a abertura do Projeto de Extensão Cultura e Gastronomia 2010 da UNIRIO. Este projeto funciona com palestras abertas ao público, de assuntos variados. As professoras Rosa Sá e Cibeli Reynaud estavam com a coordenação do projeto. A escola de Gastronomia fica a cargo dos mini coquetéis que acontecem ao final das palestras.

O último evento foi iniciado com um recital da pianista Dra.Ingrid Barancokski, que tocou obras de Villa-Lobos, Erik Satie, Francis Poulenc, Federico Mompou e Jean Françaix. Logo em seguida o famoso chef Roland Villar fez uma palestra ressaltando os aspectos gerenciais da profissão.
Na foto, da esquerda para a direita, Profa. Cibeli, Dra. Ingrid, Chef Roland, Profa.Rosa e Eu.

O coquetel ficou sob minha responsabilidade, e foi executado adoravelmente pelos alunos do módulo máster 2010, e auxiliados por alguns do módulo avançado 2010. O resultado foi ótimo. Os alunos conseguiram produzir todos os elementos do coquetel, em tempo e num nível de qualidade profissional. Muitos elogios dos clientes e uma sensação de trabalho bem feito.


O cardápio foi elaborado para utilizar principalmente produtos brasileiros, com técnicas tradicionais, e porções “finger food”. Tudo muito bem finalizado, com apenas algumas inserções internacionais para dar um charme. A atenção aos pequenos detalhes foi o diferencial.

Voul-au-vent de abóbora com carne seca Sushi de couve com omelete, geléia de pimenta e linguiça fininha Sanduiche no pão folha de alface, tomate, pupunha em julienne, e vinagrete de amora
Queijo coalho grelhado no palito com calda de goiabada com cachaça no copinho Brownie de cacau com castanha de caju Frutas no palito (manga, uva com hortelã) Suco de melancia com canela e Mate com suco de maracujá

Aqui tem um link para o site Planeta Universitário que tem um artigo com detalhes sobre o evento…

Para os alunos que desejarem as receitas basta clicar em “Alunos…” na barra de menu principal. Lá existe um link com o pdf.

Observação: O espaço para alunos é de acesso restrito, para saber a senha entre em contato comigo lá na escola, ou por e-mail.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: