Exposição da imagem

Desde bem no inicio da minha carreira eu tinha sentia um chamado. Um sentimento de que poderia ser um chef que fizesse alguma diferença na Gastronomia. Não é uma questão de excesso de autoconfiança, talvez a ingenuidade dos iniciantes. Depois de algum tempo de estrada ficou claro para mim que “fazer a diferença” não seria uma tarefa simples. Então, usando a minha experiência profissional anterior, fiz uma consultoria de mim mesmo: Fui mapeando os meus pontos fracos, imaginado que como seria possível me tornar uma pessoa melhor. Dentre outros, descobri um grave defeito que ainda carrego como uma espécie de talismã.

Sou expansivo demais, faço amigos com muita facilidade. Entrego a minha lealdade, para qualquer um que entre para o meu círculo de convivência. E, a boa noticia é que alguns compreendem e passam a me tratar com o carinho dos velhos amigos. Isso é bom e confortador. Mas, o mundo não é feito só de flores.
Não é aceitável confiar em uma pessoa e ela pelas suas costas falar, e fazer coisas, que possam macular a sua marca pessoal. E, agora sim, este é um dos meus maiores defeitos: eu permito que isso aconteça, e ainda me dou ao luxo de ficar magoado.

Dentro de uma equipe é preciso não confundir time unido com ditadura da unanimidade. As pessoas podem, e deveriam, discordar das opiniões do chef. Só não pode ser às escondidas! É fomentando um ambiente saudável onde as pessoas são ouvidas de verdade, é que se desenvolve respeito e lealdade, e com certeza mais eficiência.

Mas como fazer isso? Como impedir que as pessoas sejam as pessoas? A meu ver o nível de exposição da sua imagem precisa ser alto para que todos entendam que você não é um simples personagem co-adjuvante, e sim um exemplo a ser seguido. O chef é, e precisa, ser o líder da matilha, o macho alfa.

Vi quando aconteceu comigo. Uma vez participei de um concurso de sobremesas e, fui premiado com o primeiro lugar. Pessoalmente gostei, fez bem para o meu ego. No entanto foi muito melhor para a minha equipe… Foi muito legal perceber o alto nível de excitação deles as vésperas da competição.

Mas não se pode esquecer o risco para a minha liderança. E, se não tivesse obtido um bom resultado? Por isso a exposição é uma faca bem afiada com dois gumes! Por um lado poderia ter abalado a confiança da equipe em mim, mas por outro poderia enchê-los de orgulho e admiração. Competir foi uma decisão difícil.
É importante se expor para que a sua autoconfiança esteja “em dia”, mas também para que o time tenha alguém para se inspirar. Então, é necessário desenvolver uma forte estrutura emocional para lidar com confrontos. Então se você é do tipo que costuma se calar em discussões, ou faz o possível, para não criar conflitos, saiba que pode perder oportunidades por agir assim.

Precisamos ser protagonistas de nossas vidas sempre! Mas ninguém é obrigado a destilar um vasto repertório de palavrões, como o meu, com quem age de forma diferente do que se entenda como correto. Comportamentos extremos quase nunca são bem-vindos!

Mãos a obra! Os meios de comunicação, os concursos, e até os sites de relacionamento, são neutros e muito democráticos. Para crescer e se destacar é preciso se expor. Não espere, crie suas próprias oportunidades e lembre-se: quem não é visto não é lembrado.

Na verdade, quanto mais cedo se põe em prática o seu plano de marketing pessoal, mais chances surgirão para realizar o sonho de um dia assumir um cargo de liderança. Ser reconhecido por sua capacidade de realização e transformação. Competências. Produtividade.

Mas qual será o impacto da utilização exacerbada da sua imagem? Eu não sei. Pergunte aos participantes dos diversos “reality shows”…

Boa sorte! E aproveite para dar uma olhada no meu portifólio, com fotos de Miguel Sá e design de Mario Emilio Coelho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: