Palestras, palestras e palestras

Ufa! Ainda bem que a semana acabou… Além da minha jornada “normal”, de ter dois empregos, nestes últimos dias estive acrescentando coisas na minha agenda de forma que fiquei sem tempo para atualizar o blog.

Eu nas palestras

A primeira “coisa” foi um conjunto de 3 palestras, com formato de oficina de Gastronomia. Nos últimos anos venho realizando estes eventos, com o objetivo de promover o concurso interno da Petrobras. Incentivar as pessoas a inscreverem-se e mostrarem os seus talentos paralelos a sua vida profissional. A idéia é muito boa. Deixa as pessoas felizes! E, como sempre, se concordo ajudo a divulgar. Então, lá fui eu cumprir a minha parte deste ano: fiz uma palestra abordando aspectos gerais da Gastronomia, e depois preparamos um Risotto de morangos com espumante rose, raspas de chocolate amargo e flor de sal (a receita está no final do post!). A degustação foi ótima, e recebi muitos e-mails de agradecimento pela palestra. Clique aqui para baixar a apresentação.

De quebra, ainda pude inserir dois assuntos importantes: o manifesto a favor da flor de sal, que queriam proibir; e, o alho negro, uma iguaria de origem japa, que acabei de conhecer e fiquei encantado. Poucos estão dando valor, mas acredito que em breve veremos uma onda de pratos utilizando o tal alho, em vários restaurantes. Para conhecer procure no link www.blackgarlic.com , mas também é possível pesquisar em vários sites brasileiros.

Palestra rolando...

A segunda “coisa” foi a palestra que aconteceu na UNIRIO, sobre Gastronomia Molecular e Mixologia, ministrada pelo Kaká Silva e pelo Beto Ferreira. A palestra fez parte do chamamos de Projeto Cultural UNIRIO, onde várias pessoas de áreas diversas se apresentam para enriquecer as últimas quintas-feiras de cada mês (desta vez foi numa sexta para encaixar com a agenda dos palestrantes). A minha parte era produzir uma pequena degustação que mantivesse alguma ligação com a palestra. Que dureza: produzir uma degustação para 50 pessoas, utilizando os conceitos de Gastronomia Molecular, na presença de uma “autoridade” no assunto! Encarei como desafio e servi uma Mousse de Chocolate, essência de menta e… Água. Isso mesmo, chocolate misturado com água, produzindo uma textura leve e delicada. Parece que agradou, pois não sobrou nada para levar para casa.

Kaká Silva no detalhe.Beto Ferreira no detalhe.Minha mousse no detalhe.

Em paralelo a isso tudo os alunos da UNIRIO estão realizando suas provas práticas. Isso quer dizer que estou escalado como banca para todas as provas práticas. Não seria um problema se eu não houvesse mudado a minha forma de me alimentar. Agora tudo me parece um tento pesado. Preciso tomar muito chá digestivo no final das provas… Brincadeiras a parte, as provas tem me deixado muito satisfeito. Na média os alunos estão arriscando, e inserindo complexidade nos menus. Espero que todos tenham boas notas!

Para os meus alunos é possível ver a minha agenda, de dentro da parte fechada do meu blog. Cliquem no menu principal, na opção “alunos”, digitem a senha que combinamos em sala de aula. Se houver algum problema mandem um e-mail, scrap, post, ou sei lá mais o que, e eu respondo com a senha atualizada.

Risotto sendo montado pelos alunos.

Receita do risotto
Ingredientes:
01 kg arroz arbório
150g cebola finamente picada
02 CS azeite extra-virgem
04 CS manteiga
350ml espumante rose (deve ser de uma qualidade que você beberia…)
02 L caldo de legumes (feito com cebola, aipo, alho-poró, cenoura, louro, cravo…)
100g queijo parmesão (para ralar na hora)
03 bdj morangos frescos e maduros
400g açúcar refinado
400g água
03 CS vinagre balsâmico
Sal
Pimenta do reino
Chocolate amargo (usei um 72% de cacau e ficou muito bom!)
Flor de sal

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o açúcar e a água, para ferver, até que obtenha uma consistência de calda leve. Acrescente o balsâmico, e as frutas cortadas em pedaços pequenos, deixe cozinhar e engrossar. retire do fogo, leve a geladeira por pelo menos 2 horas, para servir gelado sobre o risoto.

Aquecer o azeite, e derreter a manteiga. Refogar a cebola, até que ela fique macia, mas não deve corar. Acrescentar o arroz, e algum sal. Refogar bastantes os grãos, de forma que tudo fique aquecido por igual. Adicione o espumante e mexa, sem parar até o final da receita (cerca de 22 minutos). O amido dos grãos vai começar e se desprender. Daí ,até ficar no ponto, basta mexer e acrescentar caldo quente, aos poucos, sempre que “secar”. O ponto do risoto é al dente, o que significa que ao cortar um grão você terá uma massa translúcida com um ponto branco no centro, do tamanho de uma cabeça de alfinete. Quando estiver no ponto retire do fogo, acrescente a manteiga restante e o queijo ralado, incorporando cuidadosamente. Sirva imediatamente, pois com o tempo os grãos vão ficar passados demais, e o risoto vai ficar seco.

Sobre o arroz sirva uma porção da calda de morango, as raspas de chocolate e uma generosa pitada de flor de sal. Compre um bom vinho para acompanhar.

Bom apetite.

2 responses to this post.

  1. Posted by Miriam Glass on 6 de julho de 2011 at 10:17 pm

    André,
    Gostaria que me indicasse um local onde possa fazer um curso de canapés e/ou finger food. Mas gostaria de um curso com duração superior a 1 ou 2 horas. Os cursos de pequena duração como os ministrados no Espaço Carioca de Gastronomia são feitos para pessoas que já tem experiência no campo da culinária, e caros.

    Obrigada,
    Miriam

    Responder

    • Olá Mirian,
      Obrigado pela visita.
      Gostaria de ajudar mas é muito difícil encontrar cursos assim, por preço muito baixos. Mas na última reunião da ABAGA-RJ, encontrei o Gabriel Lima, um conhecido Garde Manger, trocamos cartões de visitas e olhando o verso do cartão dele vejo a inscrição “Cursos: Ornamentação em frutas e legumes, montagem e mesas de frios, eventos e consultoria”. O telefone dele é 9279-0556, e o e-mail gabriellima1965@hotmail.com. Pode ser que ele ajude.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: