Para quem decidiu trabalhar com Gastronomia…

Parabéns! Você escolheu uma profissão maravilhosa, onde se pode desenvolver a criatividade, estar em plena atividade física e mental, e onde o sucesso depende muito mais do talento individual do que a sorte. Você agora esta contaminado, não poderá mais se livrar… o vício já está agindo silenciosamente nas suas tomadas de decisão.
Sua vida pessoal está seriamente comprometida. Família, amigos e animais de estimação terão que se adaptar aos seus horários confusos, e discrepantes com a maioria dos seres humanos. Somos uma classe a parte. Nós, os garçons, as prostitutas, e todos os outros trabalhadores do setor de entretenimento. Estaremos trabalhando, e muito, quando os outros estiverem se divertindo. E, não teremos tempo para sentir inveja. Estaremos orgulhosos de cada prato entregue, cada serviço completado sem problemas.

Espero estar sendo claro o suficiente. O nível de dedicação exigido de nós é alto, muito alto. Mas para alguns a vida vai sorrir de forma diferente. E nada vai parecer tão duro para eles, e o sucesso virá, e rapidamente.

Será sorte? Duvido! Quando ainda não pensava em trabalhar em uma cozinha vivi uma situação onde o meu competidor me ensinou muito. Disputávamos a mesma promoção, e tínhamos carreiras muito parecidas, idades muito próximas e disposição para trabalhar semelhantes. Eu fui preterido. Ele foi promovido a meu chefe direto. Dias depois fui chamado ao seu escritório, na hora me lembro de pensar em pedir demissão, mas fui ouvir o meu novo chefe.
Para minha surpresa ele não foi arrogante, e se desculpou pela situação. Demonstrou respeito e me ensinou que sorte é um conjunto de três coisas simultâneas: a primeira é que uma oportunidade precisa se mostrar; a segunda é que você precisa estar preparado para aproveitar essa oportunidade; e a terceira, e mais dolorosa para mim, é que você precisa de um patrocinador.

Um patrocinador de sua carreira é alguém que acredita que você pode chegar a algum lugar. É alguém que está disposto a ensinar o que for preciso. É alguém que vai, no momento certo, lembrar do seu nome para a próxima oportunidade.

Ele tinha um, e eu não. Fiquei magoado, e não entendi na hora o que estava acontecendo. Mas agora eu posso dizer um grande obrigado a ele. Aprendi, e procurei o meu patrocinador. Estou caminhando na minha carreira com base no meu esforça, e com a ajuda de grandes mestres.

Procure o seu caminho e alguém para ajudá-lo.

4 responses to this post.

  1. Migrado do blog antigo…
    “André

    Gostaria de saber se para atuar na area acadêmica em gastronomia, eu encontro muitas dificuldades, se preciso ter um bacharelado em gastronomia, e qual a diversidade para se trabalhar nessa area. Tenho 24 anos, casada e pretendo começar meu tecnico em gastronomia no 2º semeste deste ano.

    No aguardo de numa resposta

    Um grande Abraço!!!”
    por Carolina F cardoso

    Responder

    • Olá Carolina,
      Você está no caminho correto! É absolutamente necessário buscar formação, espero que tenha escolhido uma boa instituição de ensino. Aos meus alunos sempre digo que a escola não é suficiente para formar um profissional de alto nível. Será preciso estudar muito, ler muito, treinar as técnicas até a exaustão.
      Depois, já com alguma experiência de mercado, e com no mínimo uma especialização…vale buscar uma carreira acadêmica.
      Existe um ditado americano que diz “quem sabe faz, quem não sabe ensina…” por isso mesmo sendo professor mantenho as minhas atividades profissionais na área!
      Boa sorte!

      Responder

  2. Migrado do blog antigo…
    “André…
    perfeito…bem eu mesmo…
    será q eu já criei casca?
    Abraço…”
    por Débora

    Responder

  3. Migrado do blog antigo…
    “nossa gostei muito”
    por Lucas

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: