Empreendedorismo

Estive no NutriGen 2010, na outra semana. O evento estava comemorando o 24º. Aniversário do Gen – Grupo Executivo de Nutrição. Ao invés a já tradicional feira, para nesse ano ficou decido que aconteceria uma palestra seguida por um coquetel. Também foi muito bom!

A palestra ficou a cargo de Celiane Gonçalves, uma ex-aluna de Nutrição da Unirio. O assunto era Empreendedorismo, boa palestra! Com uma abordagem bem voltada ao marketing pessoal, e orientações práticas, ilustradas com algumas dinâmicas de grupo, ela animou a platéia que encheu o auditório do Arte SESC Rio, ali no Flamengo.

Fiquei pensando e acho que ainda posso acrescentar alguma informação sobre esse assunto. No site do SEBRAE é possível inscrever-se em um curso on-line gratuito. Já fiz, a alguns anos, e recomendo para quem não tem exatamente a noção de como tornar as idéias em ações de negócios. Existem ainda outros cursos correlatos, todos no sistema EAD – Educação a distancia vale à pena experimentar.

Para os que ainda não aderiram a idéia de empreender saibam que uma pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a GEM 2009, revela que mesmo com a crise mundial, o Brasil atingiu a maior taxa de empreendedorismo por oportunidade: 9,4%.

A partir desse estudo é possível concluir que a atividade empreendedora é uma das causas diretas para a geração de renda e elevação do Produto Interno Bruto (PIB). Durante o auge dos problemas financeiros internacionais, a economia tupiniquim manteve-se dinâmica, devido, entre outras coisas, ao mercado interno, abastecido por micro e pequenas empresas, em sua maioria, dos setores de Comércio e Serviços.

Dados da mesma pesquisa também informam que mais de 80% dos brasileiros avaliam o início de um novo negócio como opção desejável de carreira, e que 68% afirmam alcançar sucesso num novo negócio é sinônimo de status e respeito diante da sociedade.

As ferramentas estão a disposição! Respire fundo, se encha de coragem, e ponha o bloco na rua. As oportunidades estão procurando quem as converta em negócios.

Bons negócios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: