É preciso fazer alguma coisa…

É época de eleição… É tempo bom para escutar baixarias, e promessas vazias. Sempre fico animado!

Estão prometendo de tudo. Ouvi sobre redução de juros bancários, combate a violência, utilizaram até a palavra “burguesia” (só usada nesses tempos!), mas nada que realmente fosse para mim. Não quero parecer egoísta, porém as promessas nunca parecem direcionadas ao meu pessoal: ninguém disse que vai regulamentar a profissão de chef de cozinha, por exemplo; Também não se falou nada em baixar o valor do IPVA… Por falar nisso a profissão de Guardador Autônomo de carros foi regulamentada há pouco tempo; Mas são abordados muitos assuntos sérios como educação. Muitos achando que fazer escolas é construir os prédios.

Só posso aguardar ansioso que vençam os políticos que realmente estejam focados em produzir resultados sérios e duradouros. E que o Papai Noel passe lá em casa, para tomarmos um vinho.

Recebi por e-mail uma apresentação, muito bem feita, que serviu de gatilho para esse post. Vale à pena assistir. Mas não é possível alguém descobrir o que está acontecendo com o nosso planeta e continuar a viver igualzinho a ontem. Por isso o título.

Seguindo a mesma linha recebi outro e-mail ensinando a fazer umas cestas para lixo de jornal, muito legal, vou adotar em casa! Veja o passo-a-passo dos procedimentos, se achar útil use, e divulgue! Faça a sua parte.

Mas me tornar vegano, adotar as cestinhas de jornal, recolher pedaços de plástico na praia, separar o meu lixo, é tudo muito legal, mas não é suficiente. Ainda faltava alguma coisa.

Na semana passada comecei a realizar mais um dos meus sonhos antigos: dar aulas para uma comunidade. Sempre quis, mas me faltava iniciativa, e a oportunidade. Então, uma amiga me pediu e topei na hora! Faetec Cidade de Deus. Só de saber que ia acontecer já fiquei animado!

O resultado foi surpreendente: a turma ficou bastante interessada, as professoras de apoio foram muito úteis e gentis. Fizemos dois risottos e parece que gostaram! Ser professor e chef me completa como profissional, mas a sensação de levar conhecimento a pessoas sem muito acesso é fantástica! Experimente, a sensação é ótima!

E, por fim, como algumas pessoas que lêem o blog com regularidade “reclamam” que eu falo pouco sobre Gastronomia, ou que não ponho receitas… Ok! Esse post está realmente muito longe da cozinha, então vou colocar uma receita que estou testando e acho que ela pode ficar muito boa, e ainda servir como base para novas idéias surgirem.

Manjar de tofu com morangos masserados (4 porções)

Tofu fresco 220g
Açúcar 170g
Leite de coco 100g
Água 50g
Maisena 03 colheres de sopa
Essência de baunilha q.b.
Óleo de soja q.b. (para untar)
Morangos 200g
Açúcar de confeiteiro 50g
Pimenta do reino q.b.
Vinagre balsâmico 02 colheres de sopa

Modo de preparo
Pique os morangos, polvilhe com a pimenta e o açúcar, adicione o vinagre e incorpore tudo com uma colher, com cuidado. Deixe masserar na geladeira por algum tempo, até que se forme uma calda grossa. Reserve.

Bater no liquidificador o tofu, o açúcar, o leite de coco, a água, a maisena e a baunilha. Quando estiver um creme bem liso leve ao fogo e deixe engrossar, sempre mexendo, até soltar do fundo da panela. Imediatamente transfira para forminhas untadas com óleo e leve para a geladeira. Desenforma quando endurecer.

Para servir aqueça os morangos brevemente e sirva sobre o manjar geladinho.

Bom apetite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: