Curtindo o finalzinho de 2010…

Últimos dias do ano, estou de férias nos meus dois empregos, o mar “cresceu”, meus cachorros estão bem de saúde… e eu cozinhando profissionalmente. Sempre que estou trabalhando quando deveria estar de molho lembro que fui eu que escolhi esse caminho. Sendo assim nada de reclamações!

No meu ultimo post escrevi que nessa época do ano fico bloqueado… mas só até ter que por as panelas no fogo. Estou fazendo uma consultoria, em parceria com outro chef, e estamos a dois dias, e vamos para o terceiro, realizando o cardápio que propomos para a abertura de um bar temático. Ufa! É muita coisa mesmo! Muitas coisas novas, sem receitas pré-definidas.

Confesso que todo o esforço fica recompensado quando é ouvido um elogio do tipo: “Nossa, perfeito!”. Especialmente depois de ouvir vários “Eh… mais ou menos… faltou alguma coisa…”!

Não basta estar trabalhando nas férias, mas eu ainda precisava aceitar o convite de realizar algumas coisinhas para uma ou outra reunião de final de ano. Como sou vegano, se eu quiser comer em alguma reunião dessas preciso levar a minha própria comida… mas tudo bem!

Fizemos, eu e meus amigos do bodyboard, uma farofada na praia com direito a amigo oculto e tudo mais. O combinado era que cada um levaria alguma coisa para comer, ou beber. A festa foi ótima! O que eu preparei… parece que agradou! Tudo muito simples. Tão simples que a descrição já é a própria receita. Vejam aí:
Voul au vent de Duxelle de Shitaki com castanha do Brasil.
Sanduiche no pão sírio de tofu defumado torrado, alface, tomate e mostarda.
Saladinha Thai de proteína de soja, pimentões, cebola, gengibre, cenoura, raspas de limão, shoyo e pimenta biquinho.

Verrine de morango marinado com pimenta do reino e vinagre de Jeres, com ganache de chocolate meio amargo com leite de soja.

Farofada de final de ano

Para finalizar precisei desenvolver o cardápio da minha ceia de Natal! Sei que foi um pouco “encima da hora” mas é preciso lembrar que eu estava bloqueado, e que agora ou estou surfando ou cozinhando…

Fiz o seguinte… Non boeuf bourguignon (proteína de soja cozida com vinho), arroz sete cereais com uvas passas, e tabule de quinoa. Para a sobremesa fiz brownies recheados com geléia de damasco e cobertura de ganache e nozes. O mais legal foi que nenhum animal sofreu para essa ceia tenha sido executada (exceto eu, claro!).

Ceia de Natal (parte vegana)brownies recheados com geleia de damasco

Agora estou na espera do ano novo. E, como estou com tempo, vou tentar visitar alguns restaurantes. Hoje fui no BioCarioca. Assim que entrei reparei na decoração, coisa de bom gosto. Rústico, colorido, bem aconchegante. Sentei pedi o cardápio, li, perguntei algumas coisas, descobri as opções veganas, fiz o pedido, e fui lavar as mãos. Quando voltei a refeição já estava sendo servida! Muito rápido! Então, fiquei observando o movimento da cozinha (que é envidraçada, muito limpa e arrumada!) e acabei compreendendo a agilidade: existe um balcão (como eu não sabia não fui até lá!) onde os clientes escolhem visualmente a comida… As preparações já estavam praticamente todas prontas, só aguardando alguém pedir. A carta de sucos também merece uma nota: diversos sucos criativos, e servidos com a mesma agilidade da comida. Enfim, gostei! A comida precisa de alguns ajustes! A “quiche de tofu com legumes” não era uma quiche, e estava praticamente sem sal. Ok, acontece se você não prova a sua comida. Vale uma visita!

Feliz Ano Novo!

2 responses to this post.

  1. Posted by Luciana on 29 de dezembro de 2010 at 1:26 pm

    Estou contando as horas para o seu retorno…..
    Imanginei que realmente nas férias vc não iria descansar. É sempre assim… Mas como vc mesmo disse: “foi vc quem escolheu” rsrsrs.Com certeza isso tem a recompensa, vc sabe. Até breve
    Luciana

    Responder

  2. Posted by Luciana on 1 de fevereiro de 2011 at 10:23 pm

    O que é isso chefe!!!! mais de 30 dias sem colocar um novo post???
    É impossível não ter nenhum na sua “caixa de rascunhos”…rs.
    bjs e até breve

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: