Food Stylist

A relação da nossa espécie com a comida foi sendo afinada com a evolução. Sendo assim passamos do simplesmente “comer para fins de nutrição” ao degustar, pensando em satisfazer nossos 5 sentidos. O prazer não precisa ser carregado de culpa, afinal o que é pecado é a Gula. É totalmente possível comer bem e ao mesmo tempo ser ético! E viva as endorfinas!

Food styling é o expressão em inglês para designar todos os processos ligados a produção de comida com o objetivos publicitários, seja para filmes ou principalmente para fotografias. As imagens geradas precisam sugerir sensações que agucem o apetite para o produto anunciado. Mas sem contar com os outros sentidos como olfato e paladar. Sem bem que já não é exatamente uma novidade páginas de revista com cheiro.

O profissional responsável por esse trabalho se chama food stylist, e ele precisa ser especializado por que só com o foco bem estreito é capaz de atender as necessidades dessa tarefa. É preciso conhecer as técnicas de produção envolvidas no produto, suas nuances e seus resultados esperados e indesejados; é absolutamente determinante para um bom desempenho que as tendências sejam acompanhadas de perto; As técnicas de “maquiagem” precisam ser desenvolvidas e aprimoradas, já que não fazem parte do currículo das escolas de Gastronomia; e ainda, uma quantidade razoável de aptidão artística é requerida para se expressar visualmente.

Há uma ligeira diferença com o food design. Esse que cuida não só do produto para as fotos, mas também do layout final, muito útil para a indústria de alimentos. Trabalha em conjunto com o pessoal de design.

Já a função stylist é realizada em parceria com um fotografo profissional, em geral, também especializado. Então, o afinamento da dupla precisa ser preciso. A dupla precisa encontrar características interessantes em potencial e valorizar sejam elas cores, formas ou texturas. E, isso com apenas uma única imagem que possui uma única dimensão.

Então o planejamento é uma das peças chave para otimizar o tempo, o custo e os recursos que precisam estar disponíveis. Mais uma vez me salta aos olhos o know-how de gerente de projetos que um chef de cozinha desenvolver. Nessa linha a integração com a estratégia de Marketing, e as conseqüentes peças gráficas é evidente. E como possível excelente ferramenta, para os profissionais daquela área, necessita de um briefing muito preciso, ajustado ao tripé cliente-food stylist-fotógrafo.

Outros pontos críticos, de ordem mais prática, precisam de controle e uma grande dose de autocrítica. Durante o desenrolar da seção o tempo é uma questão essencial afinal o produto em questão é comida, então existem a tendência a secar, suar, dessorar, derreter, murchar, encolher, perder as cores vivas, ceder ao próprio peso, … Nem tudo é passível de correção no Photoshop!

Sanduíche de comida com Photoshop!

Então, como a maioria das imagens é feita em close, entra em cena a questão da “maquiagem”. Produtos, comestíveis ou não, podem ser empregados para encobrir erros na execução, ou no porcionamento. Aspecto de cansado, ou fake demais, também são inaceitáveis. Não é difícil encontrar produtos substitutos como purê de batatas colorido artificialmente no lugar de traiçoeiros sorvetes, ou a espessa cola branca de PVA no lugar do ralo leite, ou ainda, spray de cabelos, óleo ou glicerina para simular o brilho natural dos recém grelhados.

Maquiagem dos produtos.

Enfim, essa é uma carreira que não havia sido citada nos post anteriores que se referiam a estreantes na Gastronomia, justamente por se tratar de um assunto multidisciplinar, e que depende muito da experiência profissional, e porque não dizer da competência artística, tanto do chef quanto do fotógrafo.

Para entender como o food styling está posicionado no mundo é preciso pesquisar bastante. Então, para ajudar coloquei aqui um link onde é possível visualizar o portifólio de dezenas de profissionais do ramo, e também uma revista especializada.

Bons cliques!

10 responses to this post.

  1. Posted by Bia Amorim on 1 de novembro de 2011 at 11:22 am

    Muito bom o post!Quero muito mudar de emprego agora!!Rs!!Obrigada pelas explicações!

    Responder

  2. Oi! Onde posso encontrar profissionais de food stylist em São Paulo? Obrigado!

    Responder

  3. Posted by Jeff Carvalho Carvalho on 15 de março de 2013 at 3:51 pm

    Olá! Pode indicar cursos no Rio de Janeiro?
    Obrigado!

    Responder

    • Não conheço nenhum curso fixo de food stylist por aqui… Existe uma empresa, formada por um chef e um fotógrafo, que fica viajando e fazendo cursos pelas grandes cidades do país. Mas nunca participei, não posso recomendar.
      Obrigado pela visita!

      Responder

  4. Posted by Gisele on 17 de abril de 2013 at 12:56 pm

    Olá, estou buscando um bom fotógrafo de gastronomia que tenha contatos/parceria de food stylist (ou produtores de culinária). Preciso fotografar sorvete para publicitadade. Vc saberia me dar alguma dica?
    Muito obrigada!
    Abraço
    Gisele

    Responder

  5. Posted by João Pedro Branco on 19 de fevereiro de 2015 at 8:43 pm

    eu quero muito entrar nessa area, termino minha faculdade de gastronomia esse ano e ja to procurando um local pra fazer, voce indicaria algum?

    Responder

    • João, desculpe-me por demorar a responder.
      Mas estive muito tempo ocupado com outras empreitadas.
      O que indico para pessoas que estão iniciando a carreira é procurar os melhores restaurantes dos grandes centros.
      Os chefs destes restaurantes certamente foram treinados (e bem treinados) nas técnicas clássicas e por isso estão a frente das casas mais importantes do país. E, acredito eu, que é com eles que você pode aprender mais.
      Tenha humildade para ouvir, e seja ousado para tentar acertar.
      Boa sorte na sua nova carreira!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: