Blogga Rio – entrevista coletiva

Agora no Rio acontece um movimento de união dos blogs de Gastronomia locais, vejo com bons olhos pois parece que finalmente algo de novo está acontecendo na Gastronomia Carioca. Participo então, de uma entrevista coletiva, onde cada blog entrevista outro, formando uma corrente que atrela todos os sites envolvidos. A idéia é muito boa.

Coube-me a honra de entrevistas a jornalista Ana Flávia Dodl, responsável pelo lindo “Moda Gourmet”. Ao final da entrevista relacionei os blogs participantes, assim como os endereços e os nomes dos responsáveis. Divirtam-se com as respostas dela, e com as outras entrevistas!

André Leite – Quando descobriu seu interesse pela culinária e como aprendeu a cozinhar?
AFD – Diferente da maioria das pessoas que hoje ama cozinhar e aprendeu com a avó, mãe ou tia, na minha casa ninguém nunca teve esse dom. As mulheres da minha família sempre trabalharam fora e por sorte tivemos uma cozinheira mineira em casa. Ele sempre cozinhou muito bem ( e cozinha até hoje). Portanto, não aprendi a cozinhar, mas sim, a comer bem. Hehehe! Já adulta, em 2005, fiz dois cursos de Sommelier na ABS (Associação Brasileira de Sommelier) e acho que ao estudar sobre os vinhos, acabei me deixando levar pelo mundo maravilhoso da gastronomia. Passei a admirar a culinária como arte, assim como os vinhos. Quanto mais você estuda, mais você se apaixona pelo assunto.

AL – Você se lembra qual a primeira comida que fez na vida e como ficou?
AFD – Não me lembro!

AL – Quando e porque você iniciou o Moda Gourmet?
AFD – Comecei o blog porque senti a necessidade de escrever e compartilhar com amigos idéias de decoração de mesas para jantares e almoços, restaurantes bacanas, receitas que faço em casa e vários assuntos relacionados à gastronomia. Eu amo escrever e acho essencial trocar essa energia com os leitores do blog. O nome surgiu depois de um “brainstorming”. E acabou ficando simpático aos ouvidos… uma Moda Gourmet.

AL – Qual sua maior motivação para continuar escrevendo o blog e o que lhe desmotiva?
AFD – Minha maior motivação é saber que o blog tem o poder de transformar, alegrar, incentivar as pessoas a cozinhar, arrumar a mesa de uma forma criativa para receber os amigos. Tem coisa melhor do que estar ao lado de quem a gente ama? É isso que eu quero levar para os leitores. O prazer de estar sempre com a família e os amigos. Não é a tôa que a cozinha é o coração da casa! E acho o maior barato quando alguém comenta, por exemplo, que resolveu tirar uma panela de raclete esquecida no armário porque viu no Moda Gourmet um post e daí lembrou que nunca tinha usado.

AL – Se tivesse que se isolar em uma ilha deserta com somente cinco ingredientes quais escolheria e por quê?
AFD – Azeite (é a gordura necessária), pimenta-do-reino (adoro comida apimentada), alho (é tempero e também remédio), feijão (tem Ferro, dá força e é uma delícia) e sal (porque a vida sem sal não dá, NE?).

AL – Qual seu maior sonho gastronômico?
AFD – Conhecer vários restaurantes e degustar receitas inusitadas.

AL – Qual restaurante você levaria amigos estrangeiros recém chegados ao Rio?
AFD – Acho que não poderia deixar de levar os estrangeiros em uma churrascaria. Mas também gostaria de levá-los para comer moqueca de peixe, bobó de camarão, em um restaurante charmoso… Talvez, quem sabe, o Restaurante Quinta, em Vargem Grande… Ou o Teréze, em Santa Tereza. Ainda não o conheço, mas acredito que deve ser interessante também pela vista que tem do Rio.

AL – Você poderia indicar alguma forte tendência na gastronomia?
AFD – Os ingredientes que só tem aqui no Brasil, por exemplo, são uma tendência… O Brasil aparecer para o mundo pela sua diversidade de temperos, frutas… Nossa matéria-prima é riquíssima. E agora com o boom de escolas, cursos, palestras, faculdades, a tendência é que haja um crescimento na qualificação de profissionais na área gastronômica. Criativo o povo brasileiro já é, agora com o acesso a informação, acredito que os olhos do mundo vão estar voltados para a gastronomia brasileira.

Agradeço a Ana Flávia pela bela entrevista, e pelo belo blog que ela mantém.

Boa leitura!

Responsável Nome do Blog Endereço
Laura Comer Comer http://comercomer.co
Lívia Frango com Pequi http://www.frangocompequi.com.br
Marcus Muniz Panela do Muniz http://paneladomuniz.blogspot.com
Dani Miss Strudel http://danistrudel.blogspot.com
Regina Sabor em Si http://regina-receitas.blogspot.com
Adriana Receitas Diahs http://receitasdiahs.blogspot.com
Sandra Cozinha Santa http://cozinhasanta.blogspot.com
Carol Raiz de Gengibre http://www.raizdegengibre.com
Taís Moça do brigadeiro http://mocadobrigadeiro.blogspot.com
André Leite André Leite Gastronomia https://andreleitegastronomia.wordpress.com
Ana Flávia Moda Gourmet http://www.modagourmet.com
Maura Trainee de Cozinheira http://traineedecozinheira.blogspot.com
Andréa Aromas e Sabores http://www.aromasesabores.com

7 responses to this post.

  1. adorei essa brincadeira das entrevistas!!!

    adorei seu blog tb!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    Responder

  2. André,
    Adorei a entrevista com a Ana Flávia! Que bom você participou da nossa ação!
    abçs

    Responder

  3. André, o meu nome é Alexandre Neubauer, sou assessor de imprensa da Entrefatos Comunicação. Gostaria, se possível, que você entrasse em contato pelo e-mail alexandre@entrefatos.net. Procurei o seu e-mail e não encontrei.

    Agradeço pela atenção!

    Responder

  4. André, me senti honrada em ser entrevistada por um chef e professor. Seu blog é magnífico. Parabéns e muita luz! Um beijo, Ana Flávia

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: